top of page

Como se posicionar nas redes sociais e entrevistas após um desligamento

  • Foto do escritor: Bianca Ferrari
    Bianca Ferrari
  • 13 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

A situação de ter sido desligado de uma empresa, é quase sempre muito difícil. A demissão pode ocorrer por diversos motivos como momento de mercado, troca da alta gestão, baixa performance, etc.


ree

O que acaba sendo comum entre as pessoas que são desligadas, independentemente do motivo, é o sentimento de vergonha, principalmente quando vão contar o acontecimento para amigos e familiares.


Quem nunca teve um amigo ou conhecido que disse que pediu para sair da empresa, mas depois você descobre que foi desligado? Infelizmente essa é uma situação que muitas pessoas passam, pois ainda é um tema muito "tabu".


Com todas essas emoções, incertezas e vergonha, muitas pessoas tem dúvidas de como abordar o tema na busca pelo novo trabalho.


Muitos me perguntam:

  • “Você acha que pega mal colocar no LinkedIn que eu estou desempregado?”

  • “Você acha que devo falar que fui desligado em uma entrevista?”


ree


E eu compreendo esses sentimentos, mas em primeiro lugar, faz parte do dia a dia do recrutador entrevistar pessoas que foram desligadas, muitas vezes até mais de uma vez, portanto, vamos tirar esse "peso" todo que se dá ao ser desligado.


E pra sanar um pouco da ansiedade, respondo, quando temos um candidato que foi desligado, ele NÃO é mal visto. Todos nós sabemos da realidade do nosso país e sabemos também das mudanças de estratégia das empresas e da adaptação e não adaptação de um profissional a uma nova cultura empresarial, então nosso primeiro pensamento não é “ele deve ser um profissional ruim”.


E digo mais, você deve sim colocar que encerrou o seu ciclo na empresa no LinkedIn, e ao contrário do que muitos acham, quando o recrutador vê que um profissional que tem fit com a vaga está no mercado, nós ficamos felizes! Pois o candidato está avaliando novas oportunidades, então é o match perfeito, eu estou buscado e achei quem quer ser buscado!


Vamos dizer que você ficou apenas alguns meses na empresa e foi desligado, e com medo de “pegar mal” não coloca isso no seu LinkedIn, você CERTAMENTE está perdendo oportunidades. O recrutador pode pensar “ah, ele está há pouco tempo na empresa, não deve estar avaliando ainda, não vou nem perder meu tempo.”


Agora na entrevista, você NUNCA deve mentir a esse respeito. Os recrutadores pegam referências dos candidatos e a mentira acaba aparecendo. Fora isso, está na sua carteira de trabalho a data que você se desligou da empresa, mais cedo ou mais tarde a empresa vai saber, então que seja no primeiro momento. E como já mencionei, entrevistar pessoas desempregadas é uma situação rotineira para quem recruta, então não tenha medo nem vergonha de falar!


Claro que dependendo da razão pela qual você foi desligado, existem formas diferentes de abordar em uma entrevista.


Quer saber qual a melhor forma de contar essa sua história para o entrevistador? Fale com a gente! :)

 
 
 

Comentários


bottom of page