Pergunta de entrevista: Onde você quer estar daqui a 5 anos?
- Bianca Ferrari
- 21 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Só não ouviu essa pergunta quem nunca participou de entrevistas, não é mesmo? E muita gente entende como “pergunta clichê de RH”, mas você sabe está por trás dessa pergunta? O entrevistador quer saber se você tem um plano de carreira, se você almeja chegar em uma posição de gestão, se gosta mais de uma carreira em Y, se você pensa em mudar de área, de segmento ou localidade, etc. Então não se trata de uma pergunta clichê, mas de algo fundamental a ser entendido em uma entrevista.
Muitas vezes essa pergunta vem de outra forma como por exemplo:
Quais suas motivações?
O que você imagina como próximos passos de carreira?
Por que você sairia da atual empresa?
O que te chamaria atenção para topar uma movimentação?

Uma resposta que costumo ouvir com muita frequência quando questiono o porque a pessoa sairia da atual empresa é: “não estou avaliando o mercado ativamente, mas estou sempre aberto a ouvir, e a depender da proposta eu toparia”, mas essa resposta não responde nada. A pergunta é justamente qual seria a proposta que te faria sair de onde você está, estamos falando de aumento de salário? Mudança de cidade? Crescimento de cargo? Melhoria na qualidade de vida? O que exatamente para você seria essa proposta a ser considerada mesmo estando em um bom momento na empresa atual.
Muitas vezes pensamos que as pessoas mudariam de emprego apenas com foco em remuneração, e é claro que para muitos esse é um drive muito forte, mas não para todos. Não é incomum encontrar pessoas que fizeram movimentações por salários inferiores, mas que para elas naquele momento era o que fazia sentido, portanto, caso o seu drive seja dinheiro, não tenha medo de expor isso na entrevista, não ache que é algo óbvio, pois acredite, não é!
Então quando te perguntarem “onde você quer estar daqui a 5 anos”, pense de uma maneira abrangente, em que tipo de cargo você quer estar, onde gostaria de morar, se você se vê na mesma área e/ou segmento daqui 5 anos ou se já se imagina mudando (se imagina mudar, para qual e porque).
Achei interessante fazer esse post para desmistificar a pergunta, pois é uma informação fundamental na entrevista, mas precisa ser entendida para que a resposta esteja alinhada ao que de fato foi perguntado.
Commentaires