Quero mudar de carreira. E aí, por onde começo?
- Marília Carvalho

- 17 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Está sentindo um desejo latente de fazer uma mudança estruturada na carreira mas não sabe nem por onde começar?

Se for esse o caso, selecionamos aqui alguns passos importantes para essa Reflexão.
1) Defina o seu Ikigai. Não sabe o que é o Ikigai? Confere o vídeo abaixo! :)
2) De acordo com o seu Ikigai, identifique claramente os seus objetivos imediatos, de médio e de longo prazo. Quais os seus principais objetivos de carreira em termos de:
Posição a ser alcançada? (De agora até os próximos 10 anos);
Prospecção econômica (qual o salário médio você deseja alcançar?) - linkar com os objetivos materiais que você almeja?);
Hard Skills a serem desenvolvidas (quais os cursos, formações, certificações que você deseja ter e/ou que são necessárias para alcançar a posição planejada?);
Soft Skills (quais as habilidades socioemocionais que você precisa aprimorar e/ou desenvolver?);
Impacto (qual o impacto para o seu entorno e/ou para o mundo você deseja alcançar?).
Outros critérios que forem importantes para você!
3) Tendo clareza dos objetivos, é hora de definir as prioridades, afinal, "quem tudo quer, nada tem". É preciso ter de forma objetiva uma definição do grau de importância de cada critério acima para VOCÊ!
4) Feito isso, agora é hora de DIVERGIR. Ou seja, abrir a cabeça para as possibilidades existentes. Para te ajudar nessa Reflexão, confira no nosso BLOG a matéria sobre os segmentos de mercado existentes e as diversas possibilidades!
5) Conhecendo todas as opções, é importante que após a divergência venha, então, a CONVERGÊNCIA. Dos segmentos pesquisados, quais dão mais "match" com o seu Ikigai, com os seus objetivos e prioridades definidos nos passos acima?

6) Por fim, é hora de ajustar o seu planejamento buscando empresas/oportunidades que compreendam essas características e mãos a obra, arregaçar a manga com a certeza de estar no caminho almejado e mentalizar que na hora certa, tudo vai se encaixar e a chance de você estar à caminho do "flow" é muito grande!
Enfim, não é uma receita de boa, mas são passos que ajudam MUITO a estruturar as ideias em um momento já angustiante de eminência de possíveis mudanças! :)



Comentários