Autoconhecimento - definições e reflexões.
- Marília Carvalho
- 2 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2021
Usamos a frase do Shakespeare, “todos os caminhos estão errados quando você sabe aonde quer chegar” na apresentação do nosso método de mentoria, mas por que ela mexe tanto com a gente?
Por que ela traz à tona um comportamento que repetimos em muitos momentos da carreira, indo para o lugar que o fluxo "natural" vá “nos levando''.
E como já dissemos várias vezes no Caminhos de carreira, o maior perigo que tem é fazermos muito bem aquilo que NÃO amamos. Vamos sendo "aprovados" e isso nos leva a acreditar que estamos no caminho certo. Afinal, quem não quer ser promovido?
E só para esclarecer, não estamos nem de longe dizendo que não precisamos buscar a ascensão da carreira, aliás, muito pelo contrário. Se para você chegar ao cargo de Diretor em X anos é o seu "AONDE", se joga e vai com tudo pra cima pra alcançar.
O que estamos dizendo é pra você não tentar se encaixar no que muitas vezes é imposto como caminho ÚNICO de sucesso. Você pode muito bem não desejar chegar ao cargo de Diretor em X anos, mas sim construir um projeto idealizado há muito tempo e isso te trazer muito mais felicidade do que a pessoa que acabou de ser promovida ao cargo de diretor.
Tudo depende de você ter o conhecimento suficiente sobre você mesmo para ter a certeza do seu AONDE, que é só seu, individual e deve ser inegociável de você para com você mesmo.
A Djanira Soares, quando esteve conosco em Live no Canal do Instagram do Caminhos de carreira (@caminhosdecarreira) nos falou de uma técnica que fez muito sentido. Tá em dúvida se uma decisão está alinhada com a sua verdade, pergunte pra ela o porquê e faça isso sucessivamente três vezes com a resposta.
A primeira resposta geralmente é a resposta social, a segunda provavelmente é o caminho que você "quer seguir" e a terceira sim terá mais chance de ser o caminho alinhado com a sua verdade.

O Autoconhecimento é uma prática que devemos exercer diariamente, afinal, somos seres mutáveis, em constante evolução (ainda bem 🙏). Portanto, faça disso um hábito. Se questione, invista tempo no saber realmente o seu AONDE para não tomar como verdade absoluta os caminhos que muitas vezes são criados por outras pessoas e você se molda, se encaixa por que é mais fácil, não precisa ser provado, nem discutido, porém pode te levar a consequências muito piores.
Escute seu corpo, use o farol que a Lígia Zotini nos propôs na Live sobre Mudanças do Rumo de carreira.

Se ainda não começou, nem sabe por onde começar, vamos compartilhar sobre isso aqui no blog. Afinal, além de sermos seres mutáveis, somos seres coletivos e quando compartilhamos com os outros, aprendemos ainda mais sobre nós mesmos! Fica o convite!
Muito bom 😍