top of page

CRIATIVIDADE!

  • Foto do escritor: Bianca Ferrari
    Bianca Ferrari
  • 6 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de mai. de 2021

Pra começar, o que é a criatividade?


ree

Segundo o dicionário Houaiss:


1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo/


2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.


Destacamos aqui: Natos ou Adquiridos, ou seja, vamos começar do começo, parando com a desculpa do “eu não sou criativo”, pois se ainda não se sente criativo, pode sim adquirir e treinar essa habilidade!


E quantas vezes deixamos de criar, de pensar diferente, por que “já tentamos isso outras vezes e não deu certo”. Não se permita e nem permita as pessoas ao seu entorno essa atitude SABOTADORA.


Dado o primeiro passo, tendo esse ambiente propício pro novo saber, pro aprender e experimentar, questionar sem o medo excessivo de erros e julgamentos é hora de pensar em como podemos então exercitar essa habilidade.


Segundo o livro DNA do Inovador: Dominando as 5 Habilidades dos Inovadores de Ruptura, a criatividade é composta por cinco elementos.


ree

  1. O primeiro deles é a capacidade de associação de ideias, ou seja quando o nosso cérebro tenta processar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência e, com isso, descobre conexões entre questões que parecem isoladas. Segundo o livro, os pensadores inovadores relacionam ideias nas quais os demais indivíduos não enxergam relação. As outras habilidades das pessoas que inovam é que elas são capazes de acionar o pensamento associativo, visto que isso incrementa o seu repertório, de onde podem surgir novas ideias.

  2. O segundo elemento para treinar a criatividade é questionar. Como disse José Predebon, meu professor de Criatividade no MBA a origem de qualquer processo criativo é a IDEIA, que por sua vez é gerada pelo QUESTIONAMENTO. Então, fica a Dica. Questione, inclusive a resposta da questão. A maior inimiga da criatividade é a certeza absoluta.

  3. O terceiro elemento é a observação. É importante estar sempre observando as coisas para, com isso, ter insights. Tais observações são o combustível para explorar ideias e novos parâmetros para executar as coisas.

  4. O quarto parâmetro é o networking. É importante investir tempo e energia para testar ideias a partir de uma ampla rede de contatos, que apresentam diferentes bagagens culturais e perspectivas. Preferencialmente, inclusive, fazer isso com aqueles que geralmente não concordam com as suas ideias. Mais do que contato social, o foco é obter ideias frescas, e dar preferência para pensamentos ousados, mentes não convencionais e conceitos que estão fora de sintonia com os padrões estabelecidos atualmente.

  5. Por fim, é importante a experimentação, ou seja, explorar o mundo de forma sensorial e intelectual. É deixar de ter convicções e sempre pensar em novas hipóteses. Experimentar também inclui visitar novos lugares, pesquisar por coisas novas e aprender algo diferente todos os dias. Mergulhar nessas experiências proporciona novas ideias.

Em conjunto, essas 5 habilidades ajudam a compor o DNA da pessoa inovadora e criativa.


E o convite que fica é.. Vamos exercitá-las?


Comments


bottom of page